segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O que é Física Quântica!

     A Física Quântica surgiu para explicar o que há menor na natureza, fenômenos físicos em escalas atômicas e subatômicas, resumindo: os componentes básicos da matéria(1920). Considerada uma parte da Física que trata da parte não intuitiva. Isso nos dá a impressão de que muitas partes dela parecem não ser verdadeiras, mas são. É o que acontece com a dualidade onda-partícula em que a teoria diz que ora partículas se comportam como partículas e ora como ondas. É uma confirmação um tanto inusitada, mas é assim que funciona a natureza real.
     Considerada uma falsa teoria, por não ser intuitiva, inclusive Einstein, um dos fundadores, falava que a Física Quântica a princípio era falsa, imperfeita, mas logo percebeu excelentes resultados das experiências e começou a acreditar que era verídica.
     A Física Quântica lida com coisas extremamente pequenas, muitíssimo menores que um milímetro. Os átomos são compostos por várias partículas as quais se chamam de nêutrons (com carga neutra) e prótons (carga positiva) em que unidos constituem o núcleo atômico, portanto, a Física Quântica se preocupa com as dimensões macroscópicas e de energias elevadas, sendo uma teoria que descreve o comportamento do universo ao nível macroscópico.
     O universo onde vivemos é feito de átomos. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. E existem coisas menores ainda definidas como fótons. Nunca saberemos onde estão exatamente todas essas partículas no universo, pois elas se movem constantemente. Segundo a lei da física chamada de Princípio da Incerteza de Heinsenberg diz que nunca saberemos a exata posição das coisas.
     Em conclusão, se tivéssemos o tamanho dos átomos, tudo se comportaria como uma onda em algumas vezes ou partícula em outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário