quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Nasa busca candidatos para participar de simulação da vida em Marte.

 

     A Nasa, a agência espacial norte-americana, está buscando candidatos para participar de sua próxima missão simulada de um ano na superfície de Marte.

     Essa será a segunda de uma série de três missões planejadas em Terra que simulam estadias no Planeta Vermelho.

     A iniciativa tem como intuito ajudar os cientistas da agência a entender um pouco mais da dinâmica de exploração humana do planeta. Por isso, ela acontece em um habitat impresso em 3D de 157m² localizado no Johnson Space Center da Nasa em Houston, no estado americano do Texas.

     Chamadas de CHAPEA (algo como Simulação de Exploração de Saúde e Desempenho de Tripulação, na sigla em inglês), as missões envolvem uma tripulação voluntária de quatro pessoas.

     E desta vez, essa segunda empreitada está programada para começar no primeiro semestre de 2025.

     Os critérios da seleção são os seguintes:

·       Os candidatos precisam ser cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos, saudáveis e motivados;

·          * Não fumantes;

·          * Com idade entre 30 e 55 anos;

·      * Proficientes em inglês (para comunicação eficaz entre os colegas de equipe e o controle da missão).

 E com uma pós-graduação em um campo da engenhariamatemáticabiologiafísica ou ciência da computação, através de uma instituição credenciada, com pelo menos dois anos de experiência profissional ou um mínimo de mil horas pilotando uma aeronave.

Fora isso, a agência ainda ressalta que os futuros "marcianos" devem ter um "forte desejo por aventuras únicas e gratificantes", além de interesse em contribuir para o trabalho da Nasa na preparação para a primeira jornada humana a Marte.

O prazo de aplicação para os candidatos vai até o dia 2 de abril de 2024 e a inscrição pode ser feita pelo seguinte endereço: https://chapea.nasa.gov/

Ainda segundo a agência, a seleção da tripulação seguirá critérios padrão da Nasa para candidatos a astronautas.

Além disso, candidatos que tenham concluído dois anos de trabalho em um programa de doutorado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, concluído um curso de medicina ou um programa de treinamento de pilotos de aeronaves também serão considerados.

Com quatro anos de experiência profissional, candidatos que tenham concluído o treinamento de oficial militar ou um bacharelado em um campo de engenharia, matemática, biologia, física ou ciência da computação também podem ser considerados.

 

Creditos: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/02/17/nasa-busca-candidatos-para-participar-de-simulacao-da-vida-em-marte.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário