quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa - A Misteriosa Ilha


     Muito isolada, a Ilha de Páscoa fica na Polinésia Oriental, muito misteriosa abriga 887 estátuas de pedra gigantes chamadas de  moai, figuras de cabeça e tronco, têm em média quatro metros de altura em sua maioria. Não sabemos exatamente por que o povo do lugar resolveu ergue-las.
     Supõe que as estátuas foram criadas para homenagear antepassados, chefes de família, grandes líderes ou outros de grande importância.
     Muitas teorias vão surgindo durantes o passar dos anos em relação ao antigo povo da ilha;
     Como movimentaram tal estrutura? Umas chegam a medir 10 metros e 82 toneladas de peso, diziam que elas se movimentavam por pura magia! Além de teorias Áliens, é claro, existe uma lenda que diz que as estátuas moai foram criadas (ou influenciadas) por alienígenas, inclusive dizem que que os antigos egípcios não poderiam ter construído as pirâmides sozinhos, pois não tinham a inteligência e força. Teorias similares sobre explicam as pirâmides maias e os desenhos de linhas de Nazca, supostamente ajudadas pelo povo do espaço.
     Bom, muitas teorias abrem aspas sobre a “esquema” de escritas da ilha teria 10 mil anos a mais do que popularmente se acredita e que a ilha foi habitada muito antes do que se pensava inicialmente.
     Vários crânios humanos foram encontrados na Ilha da Páscoa, mas eles tinham algumas características, longos, estreitos e orelhas compridas. Em torno do ano de 1675, as pessoas de orelhas compridas, que habitaram a ilha em primeiro lugar, cavaram uma vala e encheram-na com mato. O problema foi que um homem de orelhas compridas revelou a sua esposa (que tinha orelhas curtas) que o seu povo planejava levar os “orelhinhas” para a vala e queimá-los vivos.
Obviamente, a mulher teria ficado chocada e contou tudo aos seus semelhantes daqueles planos, traindo a confiança do seu marido para salvar seu povo. Então a batalha aconteceu e quem acabou sendo levado para a vala foi o grupo de orelhas longas, que foram queimados, inclusive mulheres e crianças( supõem-se que os orelhas compridas como sendo os peruanos e os de orelhas curtas como os polinésios )
     Muitas das estátuas moai estavam enterradas e foram escavadas para ter a dimensão toda analisada e exposta. Cientistas escavaram ao redor de algumas delas, revelando que as enormes cabeças de pedra tinham torso enterrado na profundidade do solo, muitas com escritas não decifráveis, além disso, ossos humanos também foram encontrados em torno das estátuas nos buracos, o que leva a acreditar que os antigos sacerdotes usavam o pigmento vermelho como parte de uma prática de sepultamento.
     A cratera de Rano Kau fica a 324 metros de altura de um vulcão extinto na área sudoeste da Ilha de Páscoa. Colada à cratera, estão as ruínas de Orongo, que era uma aldeia onde acontecia uma competição para homenagear o deus da fertilidade Makemake. O vencedor seria aquele que conseguisse descer as encostas muito íngremes da cratera, nadar no mar aberto e alcançar uma ilhota próxima sem ser comido por um tubarão, nessa pequena ilha que eles deviam chegar, teria um ovo que precisava ser trazido intacto de volta para a ilha principal. Era praticamente uma “gincana”, mas bem mais arriscada. Aquele que conseguisse concluir o feito era nomeado “homem-pássaro” e assumia a liderança da aldeia.
     O culto ao vencedor tornou-se a principal religião na ilha até 1867, época em que os missionários chegaram à ilha e converteram os habitantes ao cristianismo. Suas roupas tradicionais, artefatos, tatuagens e pintura corporal viraram história. Hoje, poucas pessoas permanecem com verdadeiros laços com as pessoas originais de Rapa Nui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário