terça-feira, 18 de abril de 2023

1ª Guerra Mundial - Resumidamente

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito envolvendo vários países entre 1914 e 1918. Desde o século XIX, as potências europeias rivalizavam o domínio das novas colônias na Ásia e África, o que gerou a corrida armamentista. A Paz Armada significou o investimento em armamentos no período anterior à guerra.

     Rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas são fatores marcantes. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914 com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.

     Conhecida em razão dos combates que aconteciam nas trincheiras  a Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total, aquele em que uma nação mobiliza todos os seus recursos para viabilizar o combate. Estendeu-se de 1914 a 1918 e foi resultado das transformações que aconteciam na Europa, as quais fizeram diferentes nações entrar em choque.

     Os blocos em conflito mudaram de denominação, passando a ser conhecidos como: 

     Impérios Centrais: Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária. 

     Aliados: Sérvia, Rússia, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Japão, Itália, Romênia, EUA, Brasil etc.

     Enfim, o resultado foi uma geração de jovens que cresceram traumatizada com os horrores da guerra. A frente de batalha, sobretudo a Ocidental, ficou marcada pela carnificina vivida nas trincheiras e um saldo de 10 milhões de mortos. Os desacertos da Primeira Guerra Mundial contribuíram para que, em 1939, uma nova guerra acontecesse."


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário