segunda-feira, 3 de abril de 2023

Por que o medo do que poderá vir?

     Muita coisa vem das histórias de ficção científica que consumimos ao longo da vida. Desde a famosa transmissão de rádio de Guerra dos Mundos, feita por Orson Welles, livros e filmes, a maioria das nossas relações com os extraterrestres nessas obras não é nem um pouco amigável.

     O medo de seres de outros planetas serviu para alimentar outras paranoias sociais, como Jack Finney fez em Invasores de Corpos. No livro, não há discos voadores ou criaturas com um cabeção. A ameaça se manifesta aos poucos, quando pessoas percebem que seus amigos, familiares e conhecidos se tornam “vegetais”. Publicada originalmente em 1955, a obra reflete o retrato de uma sociedade marcada pelo medo da lavagem cerebral e da invasão de um inimigo soviético durante a Guerra Fria.

     Porém, não há qualquer evidência de que a natureza dos alienígenas seria malevolente, certos cenários não contribuem com isso, possivelmente o medo de ETs violentos parta justamente da nossa própria natureza. Se eles forem como boa parte das sociedades dominantes ao longo da história, estariam sim interessados em colonizar, escravizar, matar os nativos do planeta, roubar nossos recursos e impor o seu estilo de vida sobre nós.

     Se eles tiverem o interesse e forem capazes de chegar até aqui, é porque já detêm uma tecnologia superior à nossa. E isso significa que não teríamos qualquer chance de nos defender caso a tal “visita” seja mesmo uma ameaça. Mais ou menos como aconteceu com os nativos de tantos continentes dominados por europeus ao longo de séculos.

     Mas nem a ciência apoia esse tipo de temor. Afinal, se os alienígenas estivessem interessado em algum recurso valioso, eles o buscariam em algum planeta composto por aquele material. Ou seja, se eventualmente esse contato ocorrer, pode muito bem ser em termos mais harmoniosos, como Becky Chambers escreveu na série de livros iniciada por A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil: com humanos e seres de outros planetas convivendo e trabalhando juntos em um sistema intergaláctico que abriga as mais variadas origens planetárias.

     Ficção científica e terror se encontram para despertar aquele medo da tal “verdade” que está lá fora. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário