quarta-feira, 22 de março de 2023

Teoria dos Antigos Astronautas - Resumidamente

Resumidamente, antigos astronautas é o nome dado aos seres que supostamente chegaram ao nosso planeta a milênios.

     É uma ideia pseudocientífica baseada na crença de que seres extraterrestres visitaram a Terra há milênios, onde os humanos teriam tido contato com eles na Antiguidade ou mesmo na pré-história. 

     A ideia afirma que, para essas civilizações, esses seres que desciam dos céus estão relacionados com a origem ou desenvolvimento do Ser humano e da cultura humana, onde se pularizadou em 1968, ela já havia sido apresentada nos anos 1870 e 1880. É baseado em uma interpretação literal de textos religiosos, ou descobertas incomuns, como as linhas de Nazca, ou mesmo artefatos falsos, como caveiras de cristal.

     Essa ideia pode ser considerada uma variante da teoria do Paleocontato. Os defensores da teoria dos astronautas antigos afirmam que os humanos são descendentes ou que são criações de seres que visitaram a Terra há muitos e muitos séculos. Uma teoria relacionada defende que esses seres nos deram muito do conhecimento, da cultura e da religião. A religião especialmente foi um grande modelo para o desenvolvimento da humanidade, pois esses seres, apesar de tudo, ensinaram o Homem a amar o próximo, a sua família, e o seu lar. Os astronautas antigos teriam atuado como uma "cultura-mãe". O conceito do paleocontato aparece em diversas histórias e filmes de ficção científica, a destacar 2001: Uma Odisseia no Espaço e Prometheus.

     Para a comunidade científica, a ideia dos astronautas antigos é uma pseudociência sem qualquer fundamento lógico, visto que os elementos arqueológicos supostamente "inexplicáveis" geralmente têm uma explicação racional já exposta pelos arqueólogos. Assim, a construção da grande pirâmide repousa não em conhecimentos estranhos à espécie humana, mas também nas técnicas da época.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário